FICA E EU TE ABENÇOAREI
“E HAVIA fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus,
Toda pessoa passa por testes e provas, o texto acima fala que houve um dia na vida de Isaque em que ele teve que enfrentar a fome além da primeira, que foi nos dias de Abraão. Fome é um dos mais duros testes que uma pessoa pode enfrentar e suportar, fome fala de prova, teste, fome fala de dias difíceis. A dificuldade não vem para interromper a benção na vida de uma pessoa. A dificuldade é uma oportunidade para que a fidelidade de Deus se revele em nossas vidas. Quando não suportamos a prova colocamos a nossa vida e a vida da família na zona de risco. Abraão foi o pai de Isaque em um tempo a prova a fome veio em sua terra. Abraão desobedeceu a Deus e desceu ao Egito. A Palavra de Deus ministrada no livro de Gênesis 12: 10 diz que:
“E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra”.
Muita gente não tem vitória porque não persevera nos dias de dificuldade. Dias de provas. Os dias de grande fome vêm na vida de todas as pessoas. Abraão desceu ao Egito e colocou a sua família na zona de risco.
“E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão
A vontade de Abraão enfraqueceu na hora do teste e porque tinha a vontade fraca ele desceu ao Egito. Quem tem a vontade fraca na hora da grande prova negocia os maiores valores para permanecer no engano e na mentira. Não é propósito de Deus que você se assente à mesa para negociar seus valores, sua família, sua liberdade, sua visão. Quando Deus disse a Isaque para que ele não descesse ao Egito o Senhor estava dizendo: FICA E EU TE ABENÇOAREI. Para vencer a grande fome é preciso tomar posições que vão acima dos sentimentos se posicione:
NÃO DESÇA AO EGITO.
Egito é a Terra das Pirâmides, terra dos faraós, fala de escravidão, sarcófago, múmia, idolatria religiosidade. Todo líder vai ter a experiência da grande fome. Tem gente que não ouve a Deus, por isso não sabe o que quer e fica sem orientação, Deus só tem orientação para quem obedece. A preocupação e a ansiedade tornam a Palavra de Deus inoperante em sua vida. Na hora do teste não se deixe guiar pelas emoções. Decida obedecer e aguardar o tempo da prosperidade debaixo da aliança feita com o Senhor dos senhores, Deus nunca vai te decepcionar. Não volte aos velhos costumes. O Espírito Santo vai curar o seu caráter, vai implantar em sua vida a perseverança e ninguém vai roubar a sua benção.
LEMBRE-SE DAS PROMESSAS.
O Senhor ministrando ao profeta Jeremias disse: (”... Viste bem; porque EU velo sobre a minha palavra para cumpri-la”) Jeremias 1:12 O caráter de Deus é um caráter perfeito o Senhor vela pela sua Palavra para fazê-la cumprir. Nosso Pai vela e espera que nos também velemos pelas promessas. Velar é não esquecer e batalhar por ela. Se Deus te fez uma promessa você não pode se distrair, quem se distrai abre brecha para que o ladrão roube a bênção. Ao invés de descer para o Egito e negociar seus valores traga a sua memória as promessas que Deus te tem feito e fique firme. Deus começa a trabalhar com um líder através da promessa. Quando você diz: O Senhor falou comigo e eu cri, ai começa a caminhada de fé e perseverança. As promessas de Deus vêm para encher o seu coração de esperança. Deus só dá promessas para sonhadores, não desista dos seus sonhos. O seu comportamento é que vai decidir a manifestação da benção. O esfriamento espiritual rouba as promessas
OLHE O SEU HISTÓRICO
Havia no histórico na família de Isaque: um pai com uma vontade desistida. A Palavra de Deus revela que Abraão na hora da grande fome desceu para o Egito contra a vontade de Deus. A vontade desistida gerou e gera a rebeldia. A Palavra de Deus mostra ainda que na hora
“Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti” (Gênesis 12:13).
Devemos prestar atenção no histórico familiar e deixar os erros, as falhas de caráter, as debilidades e coisas semelhantes a estas que acompanharam a vida dos nossos pais. A Palavra de Deus liberada pelo Espírito Santo orienta no livro de Marcos 10:7 que:
“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher”.
Deixar a casa do pai no nível emocional, geográfico e financeiro. É necessária uma transição da forma de pensar e agir de coisas erradas que aprendemos e que desagradam e aborrecem a Deus. Tem gente que não abandona a idolatria, a macumba, a mentira, a vontade desistida, a covardia, porque estão com a mente ligada a casa do pai. É necessário partir os laços de alma para romper no nível da cura que Deus quer instalar. Isaque precisava entender que quem o colocou na terra foi Deus. Quem te colocou nesta visão foi Deus. E hoje ELE te diz: FICA E EU TE ABENÇOAREI. Deus disse fique porque a terra vai dar o seu fruto. Quando um líder é visitado pela fome entra o espírito demoníaco do medo. O espírito do medo alimenta a fome, e abre brecha para a covardia e a desistência. Quem te colocou nesta terra? Deus te colocou nessa terra você vai semear e vai colher, você vai vencer a grande fome e tudo que vier. A Palavra de Deus revela no livro de Gênesis 26:12-13 que Isaque foi obediente e prosperou.
“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso”.
Isaque semeou naquela mesma terra onde havia fome e a terra deu o seu fruto. Essa terra está esperando pela sua decisão seja obediente, persevere para ser abençoando. Ousa a voz do Senhor não volte atrás, não desça para o Egito, não quebre a aliança, não volte ao mundo. FICA E EU TE ABENÇOAREI! DIZ O SENHOR!