9 de janeiro de 2011

FRACASSO QUE CONDUZ AO SUCESSO

"...Depois David, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens..." (I Samuel 22:2)


Deus usa coisas partidas para completar o maior dos Seus trabalhos. Quando David foi ungido para ser o próximo Rei de Israel, era apenas um jovem, o mais novo de entre os seus irmãos.

Desde pequeno que ele sabia que os anos que se seguiriam seriam anos de fuga de Saúl, cujos sucessos se tornaram obsessões enquanto líder que caiu da Unção de Deus.

Talvez, David tenha pensado: "mas porque é que eu estou a viver uma vida como se fosse um fugitivo? Eu sou o próximo Rei de Israel!"

No entanto, a sua vida estava cheia de adversidades após adversidades, antes de cumprir a derradeira chamada que Deus tinha para ele.

Outros começaram a ouvir de David e do seu sucesso e identificaram-se com a sua condição. Mas, não foram os civilizados e de bom trato social, nem os bem sucedidos ou ricos que se juntaram a ele. Foram os maldosos, os devedores e descontentes, que fizeram parte do seu exército e que exército que era!

O seu exército tornar-se-ia conhecido pelo mundo fora como sendo o maior jamais construído e aglomerado, não pelos seus atributos, mas por causa do Deus por detrás desse exército. Deus transformou os homens de David em "homens de valor"!

"...Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos exércitos era com ele. São estes os chefes dos valentes de Davi, que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel. (I Crónicas 11:9 e 10).

Deus muitas vezes usa o fracasso para nos tornar úteis. Quando Jesus chamou os discípulos, ele não saiu à procura dos mais qualificados e bem sucedidos. Ele procurou os que estavam mais dispostos e encontrou-os no mundo dos negócios: encontrou um pescador, um colector de impostos, um agricultor e um doutor...

Os Hebreus sabiam que o fracasso era uma parte pertencente ao amadurecimento com Deus.

Os Gregos usaram o fracasso como razão para a desqualificação.

Tristemente, na Igreja, nós tratamos muitas vezes algumas pessoas desta maneira -> falhar é fatal!

E este, não é o caminho de Deus. Nós precisamos de entender que fracassar ou falhar não faz de nós uns fracassados ou falhados.

Faz de nós experientes. Faz de nós melhor preparados para sermos úteis no Reino de Deus - se nós aprendermos com isso!

E esse, é o ingrediente mais importante que Deus quer nos seus filhos.


Deus vos abençoe!
Pst. João Viegas (PORTUGAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar sua opinião em breve te respondo.